O riso é importante para saúde ?

  • “Todos nós já ouvimos que o riso é importante para a saúde, mas quantos realmente acreditamos nisso? Pesquisas recentes comprovam que, tal como uma sessão de ginástica, risadas provocam a liberação de endorfinas com uma potente ação analgésica. Há evidências científicas de que uma boa gargalhada (ou rir cem vezes) é comparável a 15 minutos na bicicleta ergométrica. O riso aumenta a atividade do coração e estimula a circulação, baixa a pressão e aumenta o fluxo e a oxigenação do sangue. A risada também fortalece o diafragma e abdômen, aparelho respiratório, face, pernas e músculos das costas. Isso explica por que você geralmente se sente cansado após um longo ataque de riso: acabou de fazer aeróbica!

    Boas gargalhadas, também aliviam o estresse, fortalecem o sistema imunológico e limpam os pulmões. A risada funciona como uma válvula de segurança que fecha o fluxo dos hormônios do estresse e da resposta biológica ao perigo – que se manifesta em nossos corpos quando experimentamos nervosismo, raiva ou hostilidade. Como se não bastasse, o riso também aumenta o limiar da dor. Enquanto a pessoa ri, por um curto período de tempo, a dor é minimizada. Já sabemos há muito tempo que rir é útil para aqueles que enfrentam uma doença grave.

    Cada vez mais sugiro a “terapia do riso”. Mentes ficam mais brilhantes com sua prática constante, amizades se estreitam com a sua frequência, amores se entrelaçam com sua presença, o mundo, enfim, fica mais viável. Dificilmente alguém pode ser rude ou cruel com alguém que sorri; portanto, se você sorrir mais, o resto do mundo irá tratá-lo melhor.Recentemente, presenciei uma cena lamentável no ambulatório em que trabalho. Um paciente carrancudo e estressado saiu aos gritos, dizendo que não ficaria nem mais um minuto lá porque ouviu um médico rindo muito com um paciente e achava que não seria atendido por um médico “sério”. Para mim, vale Chaplin, que disse: “quem não rí, não é uma pessoa séria”.

    Para encerrar, deixo um recado aos meus colegas: quando um paciente for sofrer intervenção cirúrgica ou tratamento prolongado, gaste o tempo que for necessário para que ele fique à vontade. Daria a esse processo o nome de “anestesia da alma”. O sucesso no tratamento de muitas doenças é consequência do estado emocional do paciente. Para mim, um sorriso é tão importante quanto um bisturi. Não existe tecnologia no mundo que substitua o seu belo e genuíno sorriso. Tratamos pessoas, não máquinas. É uma questão de tocar a alma para depois poder tocar o corpo.”

    Sérgio Timerman não dispensa uma boa risada – nem seus pacientes. Ele dirige a Escola de Ciências da Saúde e Medicina na Universidade Anhembi Morumbi.


    02,fev,2012 | alex | Sem Comentário | Tags:

Sobre o Autor

Ricardo Alex

Deixe seu comentário

* Nome, Email e comentário são obrigatórios