Aikido, o caminho para o equilíbrio

  • O Aikido é uma arte marcial japonesa iniciada no século XX por Morihei Ueshiba (1883 – 1969). Conhecido pelos praticantes de Aikido como O-Sensei (O Grande Mestre) foi uma pessoa que dedicou sua vida ao estudo das artes marciais e a promoção da paz.
    A palavra “Aikido” é composta por três caracteres, que significam:
    Ai: Harmonia
    Ki: energia vital; energia universal
    Do: Caminho; trajetória da vida
    As técnicas de Aikido são feitas essencialmente em movimentos circulares. Qdo apropriadamente executadas, são capazes de imobilizar ou projetar agressores sem a utilização da força física, pois seus movimentos aproveitam a própria energia e vigor do atacante.
    Por não empregarem a força física, estas técnicas não são violentas. Por isso, não existem restrições quanto ao tipo de pessoa para quem o Aikido é indicado. Crianças, adolescentes, adultos, idosos, homens e mulheres podem iniciar a prática do Aikido treinando conjuntamente.
    Outro aspecto muito marcante no Aikido é ausência de competições. Esta arte prega que a verdadeira vitória é a vitória sobre si mesmo. A superação de si próprio é o que nos trona verdadeiros campeões. Os outros não são vistos como oponentes ou inimigos, mas sim como pessoas que nos ajudam nesta superação.
    Inúmeros motivos podem levar uma pessoa a treinar Aikido. A necessidade de praticar exercícios físicos para melhoria da saúde, a preocupação com a defesa pessoal (policiais do GOE a utilizam em ocorrências que envolvem confrontos corporais para imobilizar e controlar suspeitos, sem traumatismos desnecessários) e a vontade de desenvolver o autocontrole e a autoconfiança são alguns motivos pelos quais as pessoas iniciam a prática.
    O Aikido ensina claramente o espírito japonês de amor pelas forças da natureza (DAISHIZEN), e o ideal da realização de ações sempre pensando no caráter coletivo, do respeito à disciplina. Ao mesmo tempo, traduz a beleza e a elegância da simplicidade em se fazer as coisas de forma harmoniosa.
    Apesar de ser uma arte marcial relativamente nova, a abordagem do Aikido, tanto no aspecto físico quanto no filosófico, faz com que cada vez mais pessoas no mundo todo se dediquem a ela. Embora ainda incipiente no Brasil onde contamos com cerca de 8.000 praticantes, no mundo todo aproximadamente 950.000 pessoas já praticam o Aikido.

    Informações de contato

    Endereço:

    Sede Própria. Av Salvador Rotella, 221

    Cep 13280-000

    Vinhedo – SP

    Contato     –       Pedro Nanni

    Site              –      http://www.shiseiki.com

    Facebook  –      http://facebook.com/shiseiki


    Equipe Bros & Bikers

    13,abr,2012 | alex | 1 Comentário | Tags:

Sobre o Autor

Ricardo Alex

1 Comentário e Aumentando..

Deixe seu comentário

* Nome, Email e comentário são obrigatórios