E os bons tempos estão voltando!

  • Enfim, a Internet que costumo chamar de a “mãe de todas as maravilhas modernas”, nos ajudou mais uma vez! Digo isso pois hoje pela manhã foram vazadas duas fotos dos supostos modelos que seriam lançados no próximo 4 de fevereiro.

     

    A executiva da Harley com certeza não deve estar muito feliz com os responsáveis pelo vazamento, uma vez que contratualmente, a imprensa pode testar e fotografar os modelos alguns dias antes do lançamento, porém somente divulgar após a apresentação oficial para os Dealers….não foi desta vez, mas digo que isto já vinha acontecendo antes com vazamentos de imagens “fotoshopadas” de supostos modelos (que se confirmaram na Rocker e Blackline) ou até mesmo imagens reais de festas prévias de lançamento (no caso da Muscle).

     

    Deixando de lado, vamos agora ao que interessa: Discutir os pormenores de cada um dos dois modelos.

     

    XL1200V – SPORTSTER SEVENTY TWO:

     

    O primeiro modelo que discutiremos é a nova Sportster 1200 que se junta a família que foi denominada de Seventy Two.

     

    O nome em si deve-se a uma homenagem ao Whittier Boulevard em East Los Angeles que também é conhecido como Route 72, onde na década de 70 havia muitos customizadores fazendo choppers e customizando motocicletas.

     

    Outras duas grandes influências da década de 70 são os pneus com banda branca (21 pol na dianteira e 16 na traseira) e a pintura tipo flake, que é um “first” para a Harley (antes que alguém me corrija e diga que a cor para 2012 Big Blue Pearl é um flake – discordarei pois o processo de fabricação desta é diferente) – a cor exclusiva para este modelo se chama Hard Candy Big Red Flake e promete ser um sucesso, já que tem pinstripes exclusivos que não há nas outras duas opções de cor (Black Denim e Big Blue Pearl)

     

    O criador desta bela máquina é o mesmo Frank Savage, grande responsável pelo look moderno das Sportsters….sendo a sua primeira criação a Nightster.

     

    A moto em si traz elementos já vistos em outros modelos recentes da família, a citar o para-lama cortado, o sistema de iluminação traseira tipo “stop-turn taillight” onde incorpora luz de direção e freio o mesmo elemento. Banco solo e tanque peanut de 2.1 galões (7.9 litros) já vistos na Forty-Eight e por fim a placa lateral (nos modelos para mercado Americano, nos internacionais a placa se seguirá logo abaixo do para-lama traseiro).

     

    Estamos também observando a gradual volta do uso do cromo com este modelo, que  já vinha acontecendo com a Sportster 1200 Custom.

     

    Os Principais Highlights da Sportster Seventy Two são:

     

    • Motor Evolution 1200cc.
    • Motor com powdercoat em cinza com capas cromadas.
    • Opções de cor:  Hard Candy Big Red Flake com pinstripes de época nos para-lamas e tanque de gasolina, Black Denim e Big Blue Pearl.
    • Tanque peanut clássico de 2.1 galões (7.9 litros)
    • Pneus Dunlop® com banda branca de 21 polegadas na frente e 16 polegadas na traseira.
    • Rodas raiadas cromadas
    • Guidão mini-ape de 10 polegadas, montado em um riser de 2 polegadas
    • Capa do filtro de ar cromada, redonda, de 8 polegadas, com parafuso central
    • Para-lama traseiro cortado
    • Suporte de placa lateral (nos modelos domésticos)
    • Escapes tipo Shorty Dual com chanfro lateral (nos modelos domésticos).
    • Banco Solo
    • Velocimetro montado no guidão, com copo cromado.
    • Suporte dos para-lamas cromados.
    • Suspensão cromada, com pré ajustes.
    • Comandos Avançados.

     

    XL1200V – Seventy Two (modelo do mercado Americano)

     Detalhe da pintura flake e do Pinstripe de época

    FLS – SOFTAIL SLIM

     

    Para este novo modelo da família Softail, mais uma vez foi-se beber na fonte das bobbers da década de 50, e na modesta opinião deste autor, o conjunto final da obra ficou extremamente agradável e de bom gosto (talvez ainda melhor se pudessemos contar com uma frente Springer, para combinar com o guidão…chegaremos lá).

     

    Segundo o Casey Ketterhagen, que também é o pai da recentíssima Blackline, mais uma vez o foco do projeto foi a exposição do motor como a peça central, a alma da motocicleta, procurando o expor ao máximo para que o piloto sempre pudesse ve-lo e ter contato com as sensações transmitidas.

     

    Para se atingir este objetivo, procurou-se usar um pneu menor na traseira (sim, é exatamente o mesmo conjunto de traseira – pneu/para-lama aplicados a Blackline), usar um para-lama dianteiro cortado, para ter uma maior exposicão do pneu dianteiro e usar  um banco solo menor, com um vão entre o tanque e banco, para que o topo do cilindro traseiro fosse visualizado (mesma técnica também aplicada a Blackline).

     

    A fonte da década de 50 fica por conta do painel tipo “cat eye” (já visto na Heritage Classic), as plataformas meia lua (também presentes na Fat Boy Special/Low), mas um detalhe único deste modelo é o guidão conhecido como “Hollywood Handlebar”, onde ele tem uma curvatura mas acentuada e uma barra central que era usada na época para fixação de luzes ou bolsas.

    Um outro detalhe único deste modelo e para toda linha da Harley, é que a menor altura do banco ao solo é desta moto, com 23.6 polegadas….antes este título pertencia a Softail Deluxe.

     

    Os principais Highlights da Softail Slim são:

     

    • Motor de 1690 cc, com contrabalanceiros (no mercado doméstico)
    • Motor com powdercoat em preto com capas polidas..
    • Escape tipo shotgun, under and over, com chanfros para baixo.
    • Capa do filtro de ar redonda em preto.
    • Console central tipo “cat’s eye”
    • Pneus Dunlop® de 16 polegadas na dianteira & traseira.
    • Rodas raiadas em preto..
    • Guidão Hollywood com barra central
    • Farol preto com aro cromado.
    • Nacelle preto..
    • Plataformas em meia lua.
    • Para-lamas traseiros e dianteiros cortados
    • Suporte de Placa Lateral (mercado doméstico)
    • stop/tail/turn tail lights.
    • Banco solo
    • Cores: Vivid Black, Black Denim, e Ember Red Sunglo.

    FLS – Softail Slim

    Detalhe do “Hollywood Handlebar”

    Agora, nos resta a pergunta: A Harley Davidson do Brasil acabou de lançar 8 novos modelos para o nosso mercado, e não há o costume e a tradição de se lançar modelos de “meio de ano” como estes dois são considerados no mercado doméstico….Quando será que estas duas máquinas aportarão por aqui??

     

    Acredito que ambas serão hot-tickets e mal ficarão muito tempo nos showrooms…..eu mesmo me candidataria para uma Seventy-Two bem facilmente…..é esperar para ver.

     

     

    See ya on the Road!!

    Dan Morel

     


    02,fev,2012 | alex | Sem Comentário | Tags:

Sobre o Autor

Ricardo Alex

Deixe seu comentário

* Nome, Email e comentário são obrigatórios