Informação importante sobre segurança.

  • Chamamos a atenção para um problema muito sério, que já ocorreu por duas vezes conosco em menos de quinze dias, trata-se de um problema localizado no switch do freio traseiro da HD – Dyna 2007 – 2008. Essa peça é responsável pelo acionamento da luz de freio traseira, quando o piloto aciona o freio traseiro, existe um aumento na pressão interna da mangueira de fluído de freio que vai para o  switch ( também conhecido como sensor ou cebolinha de freio traseiro), e esse detecta essa variação de pressão e faz com que a lâmpada da lanterna de freio traseira seja acionada.

    O maior perigo que ocorre com essa falha é que o fluído de freio vazando pelo sensor, pode entrar em contato com os terminais elétricos do próprio sensor e gerar um curto circuito com probabilidades de inicio de incêndio na peça e com risco de propagação para a motocicleta. Outro risco que também existe é da motocicleta perder totalmente o freio traseiro, devido a perda de fluído por esse vazamento.

    Caso você seja proprietário de uma motocicleta HD Dyna, fabricada entre 2007 e 2008 e perceba que o acionamento do freio traseiro está ineficiente, que a alavanca de freio está abaixando e não está retornando ao nível normal, entre em contato conosco imediatamente, não deixe de nos consultar, mesmo se você não está percebendo esse problema, na oficina temos condições de avaliar melhor e detectar qualquer falha da peça.

    Entramos em contato com a concessionária Harley-Davidson Tennessee em Campinas e falamos com o gerente de pós venda, Sr. Eduardo, o mesmo não reconhece esse problema como sendo um problema generalizado ou que consta recall pela fábrica, mas é sempre importante avaliar cada situação e tomar medidas de segurança em caso de confirmação de uma ocorrência ou problema.

    Segue foto da peça que detectamos estar com falha.

    Equipe Bros & Bikers


    19,mar,2012 | alex | 7 Comentários | Tags:,

Sobre o Autor

Ricardo Alex

7 Comentários e Aumentando..

  • otavio 03.19.2012

    tenho uma v-rod e já tive esse tipo de problema.

  • Essa peça foi trocada na minha Ultra, no recall que ocorreu recentemente, como as Touring e a Dyna, compartilham de muitas peças, não faz sentido a HD, alegar que a Dyna, não faz parte do recall, tem sim que trocar a peça, pois, como citado, existe risco de incendio, devido ao vazamento do fuido de freio. Rules.

  • Casos como este relatado é logico que é motivo de RECALL, assim como todas as Harley que foram vendidas no BRASIL apenas no Brasil nos anos 2007/2008/2009 /2010 foram montados rolamentos de rodas dianteira e traseira com rolamentos CHINA segunda linha.
    Hoje voltou a fabricar no CANADA . Fui vitima destes mercenários e quase sofri um acidente com meu filho na garupa, ocorreu travamento total da roda traseira a 60 k/h para minha sorte.
    Até hoje a Harley não mostrou nenhuma preocupação , espero que não ocorra nenhuma fatalidade para a HD tomar uma posição e praticar o RECALL.
    Eu sei que quando solicitado a loja troca os rolamentos sem custo de mão de obra, informação de funcionário da HD.

  • Pessoal, hoje quando liguei a moto (HD Fat Boy 2010), começou a sair fumaça pela parte inferior do motor. Fiquei preocupado e fui inspecionar. Verifiquei que se trata do mesmo interruptor da foto acima. Desconectei os dois plugs da cebolinha e fui me embora. logo percebi o problema: fiquei sem freio traseiro! Quando chguei em casa, coloquei a mão no sensor e constatei que tinha óleo vazando. Como devo proceder, pois trouxe a moto de Porto Alegre para Roraima em março desse ano e aqui é meio complicado para se resolver esses problemas. Qual seria minha aletenativa? Comprar outro sensor? Ainda é o mesmo tipo de sensor, pois se for vai acontecer novamente, ainda mais sendo localizado tão perto do calor do escapamento…

  • Estamos entrando em contato com o Luciano Marco para ajuda-lo nessa questão.

  • Neste ultimo final de semana aconteceu o mesmo comigo com a cebolinha do freio…já tinha percebido na garagem uma gotas de óleo, procurei em toda a moto e não encontrava este vazamento…., contudo, no último domingo ao dar uma volta senti uma baixa do freio traseiro: Na quarta-feira ao tentar levar a moto para um mecânico o freio traseiro não funcionou….., constatei que a moto estava sem fluido…(???); No mecânico constamos que o vazamento era na cebolinha do freio traseiro….., agora pegar fogo!!!!!!! E ainda ter as Touring com este defeito e já tiveramr recall… causa-me espanto não estender para outros modelos que utilizam a mesma peça ….; Trata-se, portanto de defeito crônico que deve ter imediata substituição……, já basta ter perdido mais de ano de minha garantia…por causa da questão jurídica Harley-Izzo…., perdendo a garantia do conjunto ótico e, agora descobrir um defeito de recall….; Com estes roubos….falta de reciprocidade entre consumidores e fabricante…., causa-me vontade de desfazer de minhas HDs’……já não justifica mais ter uma moto que apesar de ser apaixonado pela marca não respeita eu como consumidor….

  • Concordamos que esse defeito não foi tratado como recall e que existe sim um sério risco de incêndio na motocicleta Julio Medeiros, mas nada mais podemos fazer além de tentar avisar aos proprietários da marca que existe esta situação e que cuidados devem ser tomados neste sentido.

    Atenciosamente,

    Bros & Bikers
    Alex

Deixe seu comentário

* Nome, Email e comentário são obrigatórios