Placas vão mudar de tamanho novamente ?

  • As placas de identificação dos veículos comprados em 2012 já deveriam estar dentro da nova legislação do Conselho Nacional de Trânsito (Contram), mas o próprio orgão decidiu que essas medidas só passariam a vigorar a partir do dia 01 de abril. Com a alteração o item obrigatório passa a ser maior e vai ganhar uma nova película refletiva.

    Consumidores que acabaram de adquirir motocicletas e precisaram fazer o emplacamento  optaram pela placa antiga, já que não existe obrigatóriedade neste momento de seguir o novo modelo, segundo informações a placa é muito grande, teve um aumento em comparação com a antiga em cerca de 10%.

    Com um pouco de atraso chegou ao Brasil as placas refletivas para veículos automotores. As vantagens do uso deste tipo de placas são a melhor sinalização dos veículos no período noturno, quando o número de colisões geralmente é maior; melhor identificação do veículo, e possibilidade do uso de tecnologias contra fraudes na própria placa.
    As placas refletivas foram regulamentadas pelas resoluções 231/07 e 241/07. Segundo estas resoluções apenas veículos de duas ou três rodas do motocicletas e afins são obrigados a utilizar este tipo de placa.
    Segundo a resolução 231, de 15 de Março de 2007, do CONTRAN:
    Art. 6º. Os veículos de duas ou três rodas do tipo motocicleta, motoneta, ciclomotor e triciclo ficam obrigados a utilizar placa traseira de identificação com película refletiva conforme especificado no Anexo desta Resolução e obedecer aos seguintes prazos:
    I – Na categoria aluguel, para todos os veículos, a partir de 1º de janeiro de 2008;
    II – Nas demais categorias, os veículos registrados a partir de 1º de janeiro de 2008 e os transferidos de município;
    Parágrafo único. Aos demais veículos é facultado o uso de placas com película refletiva, desde que atendidas as especificações do Anexo desta Resolução.
    Redação dos incísos I e II dada pelo Art. 1º. da resolução 241 de 22 de Junho de 2007.

    Veja matérias relacionadas: autoesporte e diário da amazônia.

    Veja também a matéria sobre mudança na regra para transferência de pontos da carteira.


    26,jan,2012 | alex | Sem Comentário | Tags:,

Sobre o Autor

Ricardo Alex

Deixe seu comentário

* Nome, Email e comentário são obrigatórios