Veja dicas para a bateria da moto durar mais.

  • Hábitos simples e check-up periódico aumentam durabilidade.
    Instalação de acessórios podem descarregar a bateria mais facilmente.

    Fernando Garcia e Rafael Miotto Do G1, em São Paulo

    A manutenção da bateria da moto não requer muito trabalho, mas, apesar disso, é importante ter em mente os cuidados necessários para a sua vida útil, o que a maioria só lembra no momento de uma pane. Segundo especialistas, as baterias de moto duram em média três anos, falando especificamente das seladas, ou livres de manutenção, que são as utilizadas pelas maiorias das motos atualmente. Nas baterias convencionais, destinadas principalmente para motos mais antigas, a durabilidade cai para 1 ano e meio.

    Bateria; moto; manutenção; (Foto: Rafael Miotto/ G1)
    Voltímetro mostra se há fuga de corrente em bateria selada, a mais comum
    (Foto: Rafael Miotto/ G1)

    A instalação de equipamentos, como alarmes e rastreadores, exige atenção porque eles podem causar a fuga de corrente. “Se isto ocorrer, a bateria pode não ter força suficiente para fazer a moto ligar”, alerta Edson Esteves, professor de engenharia mecânica automobilística do Centro Universitário Fundação Educacional Inaciana (FEI). O engenheiro indica que a instalação seja feita somente em locais de confiança.

    Outra dica é não deixar a moto parada por muito tempo, um problema para quem usa apenas aos fins de semana, por exemplo. “Se rodar, ao menos 5 km por dia, pode prolongar a vida útil da bateria para até quatro anos”, acrescenta Esteves. O desuso e a rodagem por curtos períodos contribuem significativamente para o descarregamento da bateria, sobretudo das motos equipadas com alarmes e rastreadores, que acabam consumindo mais energia. “É importante não deixar a moto parada por uma semana que seja”, recomenda Rony Sousa, consultor de  concessionária em São Paulo.

    Andar com a moto regularmente aumenta a vida útil da bateria (Foto: Rafael Miotto/ G1)
    Andar com a moto regularmente aumenta a vida útil da bateria
    (Foto: Rafael Miotto/ G1)

    Mesmo as motos que não têm tantos acessórios sofrem ao ficarem paradas. “Com mais de 3 meses sem uso, a bateria já começa a demonstrar sinais de fadiga”, diz Nelson Codonho, dono de loja e oficina especializada também na capital paulista.

    Madeira no pé
    Ele sugere o uso de um apoio de madeira ou borracha no “pezinho” que sustenta a moto quando parada. “Como a peça é de ferro e está em contato com o chão, cria-se uma corrente – como um fio terra –  e toda a energia da bateria é dissipada. Tomando este cuidado, ela pode durar até 6 meses sem ser utilizada, já que a peça de apoio isola a corrente que passa pelo pezinho da moto”, explica Codonho.

    Ainda há outro artifício para evitar fuga de corrente. “Se a moto ficar parada por muito tempo, você pode desconectar os cabos da bateria, impedindo que a energia seja perdida”, aconselha  Esteves. Nesse caso, é importante saber a ordem da retirada dos cabos. “Primeiro, deve-se desconectar o cabo negativo e depois o positivo (protegido por uma capa de borracha), para que não haja um curto que prejudique os acessórios elétricos da moto. Na hora da montagem, é o inverso, primeiro o positivo e depois o negativo”, orienta o consultor Sousa (veja fotos abaixo).

    Bateria (Foto: Fernando Garcia)
    Se for preciso desconectar os cabos, primeiro deve-se desligar o cabo negativo…
    (Foto: Fernando Garcia/ G1)
    Bateria (Foto: Fernando Garcia)
    … e depois o cabo positivo, que é coberto por uma capa de borracha
    (Foto: Fernando Garcia/ G1)

    Outro problema que pode ser resolvido com a desconexão dos cabos é a oxidação (formação de zinabre) na zona dos terminais ou bornes (polos positivos e negativos). “Estes depósitos podem dificultar a passagem da corrente elétrica. Por isso, caso os bornes estejam oxidados, é necessário remover os cabos e limpá-los com água quente ou uma mistura de água com querosene”, recomenda Sousa.

    Check-up periódico
    No inverno e em períodos chuvosos a vigilância sobre a bateria deve ser redobrada. A baixa temperatura faz o motor exigir mais força da bateria para girá-lo, pois o óleo fica mais grosso. A umidade pode provocar curto, por exemplo, em lâmpadas, o que fará consumir a carga erroneamente.

    Mesmo que não exista sinais de problemas na bateria, é válido examiná-la periodicamente. “Se a bateria tem mais de um ano ou vai utilizá-la em uma viagem longa, o ideal é fazer uma inspenção em uma oficina”, diz o professor Esteves, da FEI. Oficinas especializadas possuem equipamentos específicos que medem a carga da energia da bateria e também verificam se existe fuga de corrente.

    Este outra aparelho verifica se a carga da bateria está completa (Foto: Rafael Miotto/ G1)
    Este aparelho verifica se a carga da bateria está completa
    (Foto: Rafael Miotto/ G1)

    Se isso ocorrer, caso a bateria ainda esteja boa para uso, ela poderá receber uma carga elétrica. Se não houver solução, o recomendado é trocá-la. Os modelos convencionais custam em média R$ 110, enquanto a bateria selada tem valor em torno de R$ 150.

    Baterias convencionais
    Apesar de cada vez mais raras no mercado, algumas motos novas ainda são equipadas com baterias convencionais e requerem mais trabalho na manutenção. Elas precisam ser completadas com água destilada para manter a funcionalidade.

    Bateria (Foto: Fernando Garcia)
    Densímetro mede a densidade da solução da bateria convencional
    (Foto: Fernando Garcia/ G1)

    De acordo com o especialista André Lorenz, deve-se levar a moto equipada com esse tipo de bateria a uma oficina de confiança para avaliação de carga e também para medir a densidade da solução que existe nela. “Examinar semanalmente o nível da água e, se necessário, completar com água destilada ou desmineralizada, sem ultrapassar o nível, é o principal cuidado com este tipo de bateria. Isso vai garantir uma vida útil prolongada”, explica.

    E se parar de funcionar?
    Caso o motociclista tente ligar a moto e o sistema não funcione, os especialistas indicam que chame socorro mecânico ou realize a chamada “chupeta”, conectando cabos especiais a uma bateria de outra moto que esteja em funcionamento.

    Como nem todas motos possuem o pedal de partida mecânico, no momento de pane muitos utilizam o artifício do tranco, que, no entanto, só deve ser usado em último caso. “Não é recomendável, pois faz o processo contrário para o funcionamento do sistema e pode danificar a moto, principalmente as mais novas com injeção eletrônica”, explica o engenheiro Sousa.

    Fonte: G1 – Auto Esporte.

    27/03/2012 07h00 – Atualizado em 27/03/2012 07h00

    Dica da Bros & Bikers em caso de pane por problemas de bateria:

    É mais aconselhável chamar um socorro mecânico caso você não tenha  como conectar os cabos especiais, com diâmetro maior, de uma motocicleta ou automóvel que esteja funcionando, a sua que está com problema.

    Veja que estamos indicando a realização do procedimento também em automóveis, onde existe uma diferença grande de amperagem entre as baterias, porque o segredo nesse caso é adotar os passos abaixo, mesmo que exista diferença entre as baterias:

    a) Conecte os cabos,

    b) Ligue a motocicleta, ela irá funcionar sem problemas porque a bateria está sendo alimentada pelo outro sistema,

    c) Permaneça com a motocicleta funcionando por pelo menos 5 minutos,

    d) Desligue a motocicleta,

    e) Retire os cabos que estão conectados na bateria auxiliar e a bateria da sua motocicleta,

    f) De partida novamente na sua motocicleta, ela recebeu uma carga que permitirá esse novo start.

    Fazendo dessa forma, você não está permitindo que o sistema tenha o pico de tensão no alternador da motocicleta e portanto o risco de algum dano para sistemas auxiliares da sua motocicleta é mínimo.

    Lembre-se sempre do prazo de vida útil da bateria da sua motocicleta, só ultrapasse o prazo estabelecido pelo fabricante se você anda com muita frequência com a motocicleta, caso ela permaneça parada por longos períodos, ela deve ser substituída nos primeiros sinais de mal funcionamento.

    Equipe Bros & Bikers


    15,abr,2012 | alex | 4 Comentários | Tags:

Sobre o Autor

Ricardo Alex

4 Comentários e Aumentando..

  • eloy santos 04.15.2012

    valeu, pelas dicas , foi bom, tirei varias duvidas ,valeu!!!!1

  • legal gostei muito.parabens

  • ola tenho uma fazer 2007 e ela esta a presentando um problema que a luz da injeção agora esta ligando direto eu estou comedo de se agrava mas o problema pq este dia atrás eu estava na rua e ela fez um barulho parecendo que tinha quebrado algumas coisa e desligou ae eu liguei e ela pegou mas estou preocupado. obrigado espero resposta.

  • Amigo leve até uma concessionária, luz de injeção indica problemas no sistema, o mais adequado é vc saber o que está acontecendo com sua motocicleta e levar ela para a oficina o mais breve possível.

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